Chuva intensa em Alagoinhas mobiliza equipes da prefeitura e ações de apoio às famílias afetadas

Postado em

Redação

Foto: reprodução/Redes Sociais

Na noite desta terça-feira (14), fortes chuvas atingiram Alagoinhas, registrando 25,6 milímetros em apenas uma hora, volume que superou as previsões de 23 a 30 mm para o acumulado do dia. O temporal deixou diversas famílias com suas casas alagadas e pertences danificados. A Prefeitura, em nota, manifestou solidariedade às pessoas afetadas e destacou os esforços realizados para mitigar os impactos, priorizando a segurança da população.

Desde o início das chuvas, equipes das secretarias de Desenvolvimento Social (SEDES), Mobilidade e Ordem Pública (SEMORP), Defesa Civil e Guarda Municipal foram mobilizadas para atender às regiões mais críticas, salvaguardando vidas e auxiliando os moradores. Graças às ações preventivas realizadas pela Defesa Civil, como a identificação de áreas de risco de desabamento e deslizamento de terra, e ao trabalho de acolhimento das famílias vulneráveis pela SEDES, não houve registro de mortos ou feridos.

Algumas famílias estão sendo acolhidas por parentes e vizinhos, enquanto uma estrutura com assistentes sociais foi montada no Colégio Municipal de Alagoinhas para receber aqueles que necessitarem de abrigo temporário. Nesta quarta-feira (15), começam as tratativas para a oferta de aluguel social e outros auxílios. Paralelamente, a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) isolou áreas de risco, como a Rua Conselheiro Dantas, que foi afetada por uma cratera, e locais com desabamentos de muros. Já a Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) trabalha na limpeza e escoamento de água em áreas historicamente impactadas, como o centro da cidade, Parque Inema, Inocoop 1 e Baixa da Santinha.

A Prefeitura informou que equipes seguem de plantão, monitorando a situação e adotando medidas para garantir a segurança e a preservação da vida dos cidadãos. Para emergências, a Defesa Civil pode ser acionada pelos telefones (75) 9.9974-3882 ou 3423-8308.

Siga nosso Canal no WhatsApp, e fique atualizado com as principais notícias do dia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LEIA MAIS…

MAIS LIDAS

CONFIRA AS 10 +