
A partir de junho, os moradores de Alagoinhas, na Bahia, enfrentarão um aumento de 40% na tarifa de água em imóveis situados em áreas com tratamento completo de esgoto, conforme divulgado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). A medida atende ao que está previsto na legislação federal de saneamento desde 2007 e regulamentado no município pelo Decreto nº 3.260/2010, atualizado pelo Decreto Municipal nº 5.972/2023.
O reajuste será aplicado exclusivamente em regiões onde o serviço de esgotamento sanitário abrange todas as etapas: coleta, transporte, tratamento e disposição final. Em locais onde apenas parte do processo é realizada, como a coleta, a tarifa atual permanecerá inalterada. De acordo com o SAAE, o aumento é necessário para assegurar a sustentabilidade do sistema, cobrindo custos de operação, manutenção e investimentos, como o funcionamento do avançado sistema de Narandiba.
Imóveis que utilizam fontes alternativas de água, mas estão conectados à rede de esgoto, também serão impactados pelo reajuste, com base em estimativas de consumo. O SAAE reforça que a implementação será gradual, transparente e comunicada previamente aos moradores, garantindo compromisso com a qualidade e a conformidade legal dos serviços.
