ALAGOINHAS: Produtores da agricultura familiar participam de seminário

Foto: Reprodução/Secom

Cerca de 200 produtores da agricultura familiar, de Alagoinhas, participaram nesta terça-feira (08), do Seminário Inovar no Campo, promovido pelo Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAG). O evento realizado no Hotel Áster abordou temas como a importância do associativismo para ampliar a comercialização dos produtos.

De acordo com o secretário de Agricultura, Geraldo Almeida, as 63 comunidades da zona rural de Alagoinhas são representadas atualmente por 44 associações filiadas à União das Associações Rurais de Alagoinhas (UARA). Contudo, os grupos atuam somente como intermediadores da comunicação entre a população rural e o poder público.

“Hoje as associações só trazem as demandas e necessidades das regiões que representam, o que a nossa gestão está fazendo é a busca por uma capacitação e fortalecimento da atuação das associações diretamente com a produção familiar”, explicou Geraldo. “Queremos que elas se unam e formalizem os produtos para que o alcance da comercialização possa crescer e gerar cada vez mais lucro para as famílias do campo”.

Promovendo o encontro, o Sebrae indicou que em média 80% das aplicações realizadas em Alagoinhas, são voltadas para a àrea de comércio e serviço. Já a parcela de empreendedores do ramo agropecuário são produtores de médio ou grande porte, por isso a importância de apresentar novas possibilidades aos produtores da agricultura familiar.

“Estamos dando aqui o primeiro passo com os agricultores, queremos apresentar a todos, formas de fortalecer o comércio dos produtos através do associativismo, e esse evento é uma possibilidade de medirmos quais as demandas desse público para que possamos levar o nosso conhecimento direto para a comunidade”, comentou o gestor territoral do Sebrae, Anderson Nascimento.

Na lista de capacitações oferecidas pelo Sebrae estão o cursos na área de gestão e preparação para a certificação de produtos, além do Sebraetec, que oferece o consultoria especializada ao produtor.

Nos últimos oito meses, a SEMAG tem promovido ações contínuas para fortalecer a agricultura familiar, dentre as quais, apoio no processo de profissionalização, recuperação emergencial de estradas rurais no período das chuvas, e mediação em mesas de negociação.

Atendendo uma reivindicação dos produtores rurais a SEMAG entregou no último mês, um total de 800 toneladas de adubo, atendendo todas as 46 comunidades que compõem a zona rural de Alagoinhas.

Siga nosso Canal no WhatsApp, e fique atualizado com as principais notícias do dia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LEIA MAIS…

MAIS LIDAS

CONFIRA AS 10 +