
Foi inaugurado nesta quinta-feira (1), o Espaço do Empreendedor, que deve desburocratizar processos e facilitar encaminhamentos de ordem prática para o cidadão interessado em abrir o próprio negócio no município.
O objetivo principal da iniciativa, segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEA), é criar um ambiente favorável ao desenvolvimento de novos empreendedores em Alagoinhas e fomentar a expansão de negócios na região, ampliando o potencial das indústrias e fortalecendo as cadeias produtivas.
Concentrando as solicitações em um espaço capacitado para atendê-las e com profissionais preparados para lidar com as demandas de abertura e alteração de empresas, a Secretaria acredita que terá como resultado um tempo recorde de resolutividade no setor, garantindo a abertura de empresas em um prazo que, para pequenos negócios, pode chegar a 48h.
“É importante para o município criar novas oportunidades que não dependam exclusivamente da carteira de trabalho. Vamos contribuir com ferramentas eficientes e profissionais capacitados para criar um ambiente favorável ao desenvolvimento social e econômico da cidade”, destacou o secretário responsável pela pasta, José Edésio Cardoso.
Segundo ele, a criação do espaço reflete o intuito da gestão em contribuir com ferramentas eficientes para impulsionar ações que promovam o desenvolvimento do município.
A ideia não foi pontual. Desde o primeiro semestre, representantes da Administração Pública, inspirados por propostas trazidas pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), têm se reunido com consultores do segmento para debater projetos e ações de empreendedorismo.
Após a realização de workshops, encontros e debates, a sala que era ideia saiu do papel e se concretizou como um grande espaço que deve agilizar os trâmites de empresas.
O Espaço do Empreendedor funciona, a partir da próxima semana, junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, na Rua Soror Joana Angélica, centro da cidade, em horário comercial.
Com a medida, o cidadão que precisava se dirigir à Secretaria de Serviços Públicos, à Secretaria de Infraestrutura, à Vigilância em Saúde, à Secretaria da Fazenda e à Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito para conseguir liberações, documentações e alvarás, tem um local específico de atendimento.
Para o analista João Paulo Lima, do SEBRAE Salvador, que acompanhou e fez parte do processo de estruturação do espaço, a intenção é motivar possíveis empreendedores, gerar emprego e renda e transformar investimento em qualidade de vida.
Na solenidade de inauguração, o prefeito Joaquim Neto falou sobre a importância da desburocratização e reafirmou o compromisso da gestão com a busca de melhorias e investimentos para ampliar o potencial econômico da cidade.