Serão iniciadas, nos próximos dias, as obras de construção da nova célula do Aterro Sanitário municipal, a Célula C, um projeto que será executado em duas etapas.
A solenidade de assinatura da Ordem de Serviço ocorreu na segunda-feira (06), nas instalações do próprio aterro, que fica localizado na Fazenda Espuma, BR 101, Zona Rural.
Com uma área equivalente a dois campos de futebol e meio, que recebe, diariamente, cerca de 100 toneladas de lixo, desde o início de 2018, o aterro sanitário municipal vem passando por uma série de intervenções por meio da Secretaria de Serviços Públicos (SESEP),e em nada mais lembra a situação precária em que foi encontrado.
A implantação do aterro sanitário foi prevista em projeto para ser realizada forma progressiva, em três etapas de implantação das células (A, B e C), e de acordo com informações da Secretaria de Infraestrutura (SECIN), pasta responsável pelo projeto, a vida útil da atual área de disposição de resíduos, correspondente às células “A” e “B” do projeto originalmente concebido, já está em iminência de esgotamento.” O que impõe a necessidade urgente de implantação de uma nova célula, de modo a garantir as adequadas condições para continuidade das operações de destinação final dos resíduos”, explica a secretária da SECIN, Virgínia Rios.
Após a conclusão das obras, as outras duas células não serão mais utilizadas.
“Essa sim é a realidade atual do Aterro Sanitário de Alagoinhas. Nossa gestão é pautada pelo trabalho, pela dignidade, responsabilidade com a coisa pública e com o compromisso que assumi junto ao povo alagoinhense. Encontramos um lixão, péssimas condições para os catadores, chorume comprometendo o solo e fomos desafiamos pelo MP para transformar o lixão em um aterro de fato, assim estamos fazendo. As fotos comprovam que avançamos muito, inclusive hoje iniciamos obra para construção de mais uma célula e encaminhamos ao MP a documentação que comprova o cumprimento do TAC. Prestamos conta à sociedade no evento de hoje. Antes era impossível caminhar ali, hoje tomamos café e celebramos o investimento de mais de 800 mil reais no Aterro. Estamos transformando a vida dos catadores buscando oportunidades de emprego e oferecendo condições melhores de trabalho. Estou do lado da verdade e do trabalho, por isso convido a população para fiscalizar nossas ações com os próprios olhos, essa é a maneira mais segura de se informar”, publicou o prefeito Joaquim Neto em seu perfil no Facebook.