O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) divulgou, na última semana, o ranking de 34 municípios do território que participaram, em 2018, do Programa Cidade Empreendedora, elencados no que se refere às políticas de desenvolvimento implementadas.
O resultado é positivo para Alagoinhas: a cidade registrou uma evolução significativa nas políticas de desenvolvimento em 2019, alcançando a 2ª colocação no ranking da pontuação geral, com um índice de 76,09 pontos, à frente de municípios com maior densidade empresarial, como Salvador e Camaçari.
Em 2018, Alagoinhas ocupava a 4ª posição no ranking territorial de políticas de desenvolvimento, com 27,69 pontos, e era a 5ª, no ranking geral. Em 2019, a cidade é a 3ª, no quesito políticas de desenvolvimento, em um universo de 34 municípios, com 39,69 pontos, segundo o sistema de monitoramento do SEBRAE.
Na prática, isso significa fortalecimento econômico, com resultados positivos que poderão ser revertidos em impacto social, geração de emprego e renda e aumento do potencial de negócios na região.
A partir de agora, segundo a SEDEA, o intuito é avançar ainda mais, não apenas no sentido do crescimento e do potencial econômico, mas do desenvolvimento sustentável.
A secretaria informou trabalha, de forma direta, com empresas municipais de diferentes portes e comunicou que a meta é fomentar o desenvolvimento econômico em prol da sustentabilidade, garantindo, por consequência, o equilíbrio das relações entre crescimento econômico, preservação e conservação dos recursos naturais.