Alagoinhas: Hospital das Clínicas registra primeira doação de órgãos

Divulgação
Divulgação

O Hospital das Clínicas de Alagoinhas registrou, esta semana, a primeira doação de múltiplos órgãos. O gesto de solidariedade da família da doadora, uma mulher de 59 anos, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico, beneficiou sete pessoas que aguardavam na fila de espera por um transplante.

Anteriormente, já haviam sido registradas doações de múltiplos órgãos no município de Alagoinhas, no Hospital Dantas Bião.

Este ano, na Bahia, foram contabilizadas entre os meses de janeiro e julho, um total de 68 doações de múltiplos órgãos e 231 de córneas, possibilitando que fossem feitos 429 transplantes – 284 de córneas, 44 de medula, 20 de esclera, 18 de fígado e 63 de rim, sendo 54 com doador cadáver e 9 intervivos. A fila de espera para transplante tem 2.300 pessoas, a maioria para transplante renal: 1018.

Dados da Coordenação do Sistema Estadual de Transplantes (Coset), da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), indicam que o número de pessoas que resistem a autorizar o transplante de órgãos de parentes, na Bahia, ainda é muito alto.

De cada 10 famílias baianas, apenas três autorizam o procedimento após o falecimento do parente, enquanto a fila de quem depende deste procedimento tem crescido nos últimos anos.

A.G. Mtb 696/Ba
Central de Transplante/clínicas

Siga nosso Canal no WhatsApp, e fique atualizado com as principais notícias do dia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LEIA MAIS…

MAIS LIDAS

CONFIRA AS 10 +