Alagoinhas: Força-tarefa é montada para minimizar os danos causados pelas fortes chuvas

Foto: reprodução/PMA

Em nota, a prefeitura de Alagoinhas informou que intensificou, na manhã deste domingo (21), o trabalho das equipes para minimizar os transtornos causados pela chuva.

Em uma ação integrada, profissionais da Secretaria de Infraestrutura, da Secretaria de Serviços Públicos e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) foram a campo para a recuperação de pontos emergenciais.

Segundo a prefeitura, estão sendo executadas operações na região da Cavada, no Silva Jardim, em Nova Esperança, no Inocoop I, em Mãe Cirila e no Parque da Jaqueira. No momento, as equipes operam com retroescavadeiras e caminhões nos locais mais afetados para minimizar os danos causados pela chuva intensa e concentrada, sobretudo nas áreas que tradicionalmente registram situações de alagamento.

A Secretaria de Infraestrutura informou que um trabalho sistemático tem sido realizado e ressaltou que está monitorando, desde a madrugada, os pontos críticos.

Até as 11h deste domingo (21), o município registrou 60mm de volume de chuva, superando, em algumas horas, a média pluviométrica prevista para o mês de outubro inteiro.

Mobilizados para regularizar os estragos provocados pela intensidade da chuva, os profissionais da prefeitura continuam nas localidades com maquinário e sugador.

A Secretaria de Assistência Social informou que os agentes da pasta também estão nas ruas avaliando a situação das famílias que tiveram as casas invadidas pela água para prestar o devido atendimento. “Já passamos pelo Novo Horizonte, pela Vila Marçal, pela Rua Chico Mendes, pela Baixa da Areia e pela região do Marechal, onde não há uma situação de calamidade, embora os pontos tenham registrado intercorrências devido à chuva. Estaremos agora na Cavada, no Silva Jardim e em Nova Esperança. A SEMAS está de prontidão e estamos atuando para garantir a assistência à população”, afirmou Alfredinho Menezes, secretário municipal de Assistência Social.

As equipes de obras informaram que, tendo em vista o histórico de ocorrências no período chuvoso e o caráter de urgência para sanar definitivamente os problemas causados pela chuva, foi empenho da gestão buscar investimentos para as obras das Poligonais, já iniciadas pelo governo.

De acordo com a publicação, no total, serão gastos quase R$ 6 milhões de reais no Sistema de Macrodrenagem das Poligonais, que visa justamente à prevenção de alagamentos e deve contemplar, entre outros trechos, as ruas Conselheiro Dantas, Paulo Afonso, Areia Branca, Parque da Jaqueira e Rua dos Artistas, sem contar a Avenida Rio Branco, a Rua Dantas Bião e o Parque Regente. O prazo para execução é de 12 meses.

A Secretaria de Infraestrutura comunicou ainda que, entendendo os problemas crônicos de alagamento em pontos específicos, a Administração Pública também já abriu o processo licitatório para a macrodrenagem da Cavada e prevê um investimento de mais de R$ 8 milhões para a resolutividade efetiva do problema que se estende desde as gestões anteriores.

Dentro das medidas emergenciais e com as equipes em campo, após a chuva deste final de semana, Alagoinhas permanece em alerta. A previsão, de acordo com o Portal Clima Tempo, é de que o município continue registrando chuva para os próximos dias. A fim de solucionar imediatamente os danos causados, a força-tarefa da Prefeitura segue fazendo a recomposição dos locais afetados.

Para demandas emergenciais, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto informou que o contato pode ser feito através do número 0800 702 7065.

Siga nosso Canal no WhatsApp, e fique atualizado com as principais notícias do dia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LEIA MAIS…

MAIS LIDAS

CONFIRA AS 10 +