Milhares de pessoas foram ao Centro de Alagoinhas, na manhã desta quinta-feira (7), para acompanhar o desfile cívico de Sete de Setembro. As apresentações foram acompanhadas pelo prefeito Joaquim Neto e outras autoridades.
O desfile teve início às 9h, com a apresentação da 2ª Companhia do 6º Batalhão do Exército Brasileiro. A apresentação dos militares atraiu olhares atentos das crianças, que apoiadas nos ombros dos pais observavam cada movimento dos combatentes.
O jovem Pedro Santos, de 9 anos, foi levado ao evento pelo pai, Josevaldo Santos, e descobriu no desfile militar a carreira que pretende seguir no futuro. “Ele ficou impressionado quando passaram com os quadriciclos, não fala em outra coisa! O desfile está muito bonito esse ano”, afirmou Josevaldo.
A apresentação militar foi concluída com os desfiles da Polícia Militar, alunos do Colégio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e da Guarda Civil Municipal.
Com o avanço das apresentações, o sol ficou mais forte, e o público buscou proteção nos guarda-chuvas para acompanhar o desfile do Clube Desbravadores, grupo que reúne jovens de diversas idades para a realização de atividades ligadas à natureza.
A passagem dos escoteiros foi sucedida pelo desfile das escolas municipais que contou com a participação de 1.200 alunos de nove instituições de ensino. Participaram as escolas municipais Uirassu de Assis Batista, Jorge Amado, Santa Luzia, Rodrigues Matos, Visconde do Rio Branco, Filadelfo Neto, Escola Comunitária Nova Esperança, Centro Educacional Murilo Coelho Cavalcante e Colégio Municipal de Alagoinhas (CMA).
A aposentada Antônia Ramos se emocionou ao acompanhar o desfile das escolas. “Relembro os meus tempos de criança, em que ensaiávamos e aguardávamos ansiosos durante todo o ano para o sete de setembro”, explicou. “Tenho certeza que, assim como eu, no futuro todos eles vão lembrar desse momento com carinho”. O destaque ficou por conta da Fanfarra do Colégio Municipal de Alagoinhas, que gerou muitos aplausos junto ao público e colocou as crianças para marcharem junto.
Sob chuva o desfile das instituições parceiras do município foi aberto pela AABB comunidade e contou com a presença do Grupo Capoeira Expansionismo, Associação de Ginástica e Karatê, S.O.S Animais e a Pastoral do Menor.
O sol voltou a brilhar para a passagem da Igreja Batista de Alagoinhas, que desfilou sob o tema “Nordeste Brasileiro: inspiração divina na tradição e na cultura em movimento”, que abordou aspectos como artes, literatura, culinária e belezas e riquezas naturais da região. O desfile foi embalado pela FanCrisba.
O Alta Pressão, em parceria com a empresa Brasil Conect, transmitiu o desfile ao vivo pelo facebook. Assista os vídeos abaixo:
[fbvideo link=”https://www.facebook.com/portalaltapressao/videos/1150658985034726/” width=”700″ height=”400″ onlyvideo=”1″]
[fbvideo link=”https://www.facebook.com/portalaltapressao/videos/1150619608371997/” width=”700″ height=”400″ onlyvideo=”1″]
Outra formação musical que também brilhou no Sete de Setembro foi a Banda Marcial Municipal de Alagoinhas. Ao passarem pela frente do palanque oficial, a comoção entre o público foi grande, que se aglomerou para fotografar e filmar o desfile da banda.
O prefeito Joaquim Neto ainda ouviu demandas e reivindicações dos manifestantes do ‘Grito dos Excluídos’, grupo que há 22 anos participa do desfile dando espaço a vozes de protesto. A celebração do dia da independência foi finalizada com o desfile da cavalaria e o Sindicato Rural de Alagoinhas, que contou com a presença de mais de 80 participantes montados.
*Redação, com informações da Secom