Voltado ao atendimento integral ao paciente do Sistema Único de Saúde (SUS) em tratamento oncológico, o Hospital de Alta Complexidade, em Alagoinhas, chega para oferecer assistência especializada e integral ao paciente com câncer, facilitando diagnóstico, estadiamento e a realização de procedimentos cirúrgicos.
A proposta foi apresentada a secretários de saúde e à Comissão Intergestora Bipartite (CIB), na última semana, e a notícia positiva foi dada pelo prefeito Joaquim Neto, que salientou o foco da gestão em fazer do hospital um centro de atendimento, pesquisa e ensino em saúde voltado às demandas regionais.
O Hospital, que oferecerá atendimento completo de quimioterapia e radioterapia, contará com uma área de 21 mil metros quadrados, 60 leitos, 10 leitos de terapia intensiva (UTI), centro cirúrgico com 4 salas, laboratório bioquímico e anátomo patológico, centro de imagem, centro de endoscopia digestiva, ambulatório de especialidades e pronto socorro aberto 24h voltado ao paciente em tratamento oncológico.
O projeto de execução da obra foi apresentado nesta terça-feira (30), em Alagoinhas, em reunião exclusiva para os secretários de saúde e representantes dos 33 municípios da macrorregião que serão beneficiados com a construção do hospital.
Segundo a secretária municipal de saúde de Alagoinhas, Rosania Rabelo, que esteve em Brasília com o prefeito, para as negociações, a implantação do serviço de oncologia é mais um grande passo à frente e traz não apenas uma capacidade operativa importante, com mais de 5 mil procedimentos de radioterapia previstos por mês, mas também um impacto social efetivo.
As obras do Hospital já foram iniciadas e a previsão é de que já no 1º semestre do próximo ano o espaço seja inaugurado. A Unidade de Alta Complexidade terá integração total com o campus da Faculdade Estácio de Medicina e a organização filantrópica Santa Casa de Misericórdia, que completa um centenário, em 2020, fará o investimento inicial. Um termo de compromisso foi assinado pelas partes envolvidas e a Secretaria Municipal de Saúde de Alagoinhas enfatizou que o foco principal é garantir o acesso a um atendimento de qualidade para pacientes de todos os 33 municípios da macrorregião.