
O município de Alagoinhas completa neste sábado, 2 de Julho, 163 anos de emancipação política, e em comemoração a data será realizada com ato cívico às 8h, na Praça da Bandeira, com hasteamento das bandeiras e execução dos hinos do Brasil, da Bahia e de Alagoinhas e revista as tropas do Exército (Tiro de Guerra), Polícia Militar e pelotão da Guarda Municipal pelo prefeito Paulo Cezar.
Histórico
A emancipação política de Alagoinhas foi oficializada há 163 anos, no dia 2 de julho de 1853, com a posse da primeira Câmara Municipal e do presidente do conselho o coronel José Joaquim Leal. Mas o município começou a se desenvolver economicamente em 1964 com a descoberta de um poço de petróleo.
Três anos depois já havia 30 poços, motivo que fez com que a Petrobras se instalasse no município. O petróleo atraiu migrantes de todas as partes, a cidade começou a crescer nas margens da ferrovia, que foi na realidade a verdadeira ferramenta de desenvolvimento da região.
Freguesia da Água Fria, Freguesia de Santo Antônio das Lagoinhas e posteriormente Villa de Santo Antônio d’Alagoinhas. Este foi o último nome de Alagoinhas como vila, desmembrada da Vila de Inhambupe, para ser emancipada como município.