Alagoinhas: Centro Especializado para a População em Situação de Rua é inaugurado

A iniciativa visa oferecer acolhimento e auxílio às pessoas em vulnerabilidade social

Foto: Roberto Fonseca/Secom PMA

Na manhã desta sexta-feira, (01), Alagoinhas celebrou um marco significativo na sua busca por inclusão e assistência à população em situação de rua, com a inauguração do primeiro Centro POP (Centro Especializado para a População em Situação de Rua) no município. A iniciativa foi realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social (SEMAS), e visa oferecer acolhimento e auxílio às pessoas em vulnerabilidade social.

Com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 17h30, o Centro Pop está localizado estrategicamente ao lado da unidade de acolhimento de saúde, da Defensoria Pública e do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), integrando-se às redes de serviços sociais da cidade, trabalhando em colaboração para consolidar os direitos da população em situação de rua.

Apresentando uma estrutura acolhedora, o novo Centro POP oferece diversos benefícios para aqueles que são considerados em situação de rua. Entre eles estão o aluguel social imediato, a concessão de passagens para retorno à sociedade de origem e direito à alimentação diária com café, almoço e jantar. Além disso, oferece local seguro para o armazenamento de pertences, com vestiário e banho, para que essas pessoas possam se higienizar antes de seguir para sua cidade de origem ou aguardar a obtenção dos benefícios.

A inauguração foi marcada por um delicioso buffet, que incluiu doces, salgados e café, além de um show musical, tornando o evento ainda mais especial. Autoridades estiveram presentes, incluindo a deputada estadual e primeira-dama Ludmila Fiscina, o Padre Betinho, o secretário de Educação Gustavo Carmo, a sub-secretária municipal de Educação Keite Maria, o secretário de Governo, João Rabelo, o secretário de relações institucionais, Jorge Gonçalves, o ouvidor do município David Ribeiro, o secretário de Comunicação, Márcio Gomes e o vereador Edy da Saúde.

O secretário de Assistência Social, Rui Costa Brito, enfatizou a importância da iniciativa e expressou a expectativa de que o Centro POP contribuirá para a reintegração desses indivíduos na sociedade: “É um ganho muito grande para Alagoinhas, pois estamos abrindo um equipamento específico para essa população, visando garantir a ampliação de seus direitos e, sobretudo, o mais importante, o processo de autonomia e emancipação para as pessoas em situação de rua”, afirmou. Fonte: Secom PMA

Siga nosso Canal no WhatsApp, e fique atualizado com as principais notícias do dia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LEIA MAIS…

MAIS LIDAS

CONFIRA AS 10 +