Chamar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e combater o problema do abuso e da exploração sexual praticados contra crianças e adolescentes. Esta é a proposta da campanha nacional Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes, que em 2021, comemora o 21º ano de mobilização.
Instituído por lei federal, o marco da campanha anual é o dia 18 de Maio – “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. A data é alusiva ao caso de Araceli Sanches, que com apenas oito anos de idade, foi sequestrada em 18 de maio de 1973. A menina teve todos os seus direitos humanos violados, foi drogada, espancada, estuprada e morta . E mesmo após o aparecimento de seu corpo, desfigurado por ácido, em uma movimentada rua da cidade de Vitória (ES), o crime até hoje está impune.
Esse ano, mais uma vez, prefeitura e parceiros vêm ressaltar a importância da mobilização e participação dos diversos setores neste enfrentamento. No entanto, levando em consideração o contexto de pandemia, algumas ações ocorrerão de forma virtual, e as presenciais, seguirão todos os protocolos de biossegurança editados pelas autoridades sanitárias.
Coordenadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), as atividades acontecem entre os dias 17 e 21 maio, e contarão com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar de Alagoinhas, Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializada de Assistência Social ( CREAS), secretarias de Educação (SEDUC), de Saúde (SESAU), Pastoral do Menor de Alagoinhas, Abrigo Sementes do Amor, 1ª Vara da Infância e Juventude, Ministério Público, Defensoria Pública, 4º Batalhão da Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal de Alagoinhas.
“A campanha renova nosso compromisso de destacar a data para sensibilizar, informar e convocar todos a participarem desta luta. Na maioria das vezes, os abusos acontecem em ambiente doméstico, pelos próprios parentes ou conhecidos da criança ou adolescente, e por conta da pandemia, eles e elas estão ainda mais vulneráveis. Esse alerta é muito importante, considerando que a criança, por si só, não consegue sair para fazer a denúncia, e é preciso que todos estejam atentos para que possam falar por elas”, afirmou a secretária de Assistência Social, Ludmilla Fiscina.
PROGRAMAÇÃO
17 de maio:
Abertura da Programação: Compartilhamento do vídeo da campanha nas redes sociais da Prefeitura
Pela manhã:
– Sala de Espera: Papos de Prevenção, Proteção e Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Local: CRAS do município e unidade descentralizada do Cadastro Único.
– Oficina de Proteção: Ensinando Proteção Contra a Violência Sexual na Infância e Adolescência para Educadores da rede Municipal de Ensino
Formato: Videoconferência com participação do CREAS, SEDUC, e Conselho Tutelar de Alagoinhas
Pela tarde:
Oficina “Tenho o DIREITO a dizer NÃO! ”: protegendo Adolescentes do Abuso e Exploração Sexual.
Público Alvo: Adolescentes em acompanhamento pelo CREAS
Local: CREAS
Mediação: CREAS e Conselho Tutelar de Alagoinhas
18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Pela manhã:
Rolê da Prevenção e Proteção: Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
A ação ocorrerá por meio da exposição de frases de efeito com a finalidade de chamar a atenção da população para a luta.
Locais: Central de Abastecimento Praça dos Distritos de Boa União e Riacho da Guia CRAS, CREAS, Programa Criança Feliz, Conselho Tutelar, Coordenação do Sistema de Proteção de Crianças e Adolescentes.
19 de maio
Pela manhã:
-Sala de Espera – Oficinas de Proteção: Ensinando Proteção Contra a Violência Sexual na Infância e Adolescência.
Público- alvo : Grupos de Crianças, Adolescentes e Mulheres do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
Local: CRAS do município e CREAS
20 de maio
Construção do Jardim Faça Bonito
Locais: CRAS do Município, CREAS, SEMAS, Praça da Bandeira, Pastoral do Menor de Alagoinhas-BA, Colegiado I e II – Conselho Tutelar, SEDUC, SESAU, 1ª Vara da Infância e Juventude, Ministério Público, Defensoria Pública, 4º Batalhão da Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal de Alagoinhas-BA.
21 de maio
Encontro de Fortalecimento e Prevenção: Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes
Participações: SEMAS, Diretoria de Inclusão e Promoção Social, CRAS, CREAS, Conselho Tutelar e CMDCA,
Local: Auditório do Hotel Kasa Grande
Horário: 9h