Áudios com supostas ameaças de ataques a escolas e estabelecimentos comerciais de Alagoinhas, estão circulando em grupos de WhatsApp desde o início da tarde de terça-feira (2).
Nos áudios algumas escolas são citadas, a exemplo do Colégio Modelo, Cetep e Luiz Navarro de Brito.
O autor de um dos áudios diz na mensagem “Vamos entrar sem dó nenhum. Quem estiver na frente vai levar tiro”.
Devido a gravidade das supostas ameaças, pais e alunos ficaram apreensivos. Algumas escolas particulares e da rede pública, além de faculdades, suspenderam as aulas nesta quarta-feira.
Em nota, o comando do 4° BPM disse que são informações falsas, criadas e repassadas de forma irresponsável, com o propósito único de criar um clima de instabilidade e caos.
Ainda conforme a nota, a Polícia Militar informa que áudios dessa natureza já circulam em outras cidades; os criminosos, valendo-se desse clima de terror, apenas adequam as informações às características da cidade, no intuito de simular veracidade e propagar o pânico.
“Mesmo ciente dessas circunstâncias, o 4° BPM organizou um esquema de policiamento diferenciado, intensificando o policiamento nos colégios que foram citados e tomando outras medidas subsidiadas pela Inteligência.
Portanto, é essencial que, antes de repassar informações, procure analisá-las para confirmar sua veracidade. Se não fizer, poderá estar contribuindo para disseminação de inverdades e, por consequência, criando na sociedade um nocivo clima de insegurança”, finaliza.