Alagoinhas: 2ª Feira da Agricultura Familiar garante produtos orgânicos a preços acessíveis e valoriza os produtores rurais

Durante 3 dias, a população alagoinhense poderá aproveitar a oportunidade para comprar diversos tipos de produtos do campo, diretamente das mãos dos produtores rurais

Postado em

Redação

Foto: Roberto Fonseca/Secom-PMA

Começou, nesta terça (21), a 2ª Feira da Agricultura Familiar, promovida pela Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria de Agricultura (SEMAG). Durante 3 dias, a população alagoinhense poderá aproveitar a oportunidade para comprar diversos tipos de produtos do campo, diretamente das mãos dos produtores rurais. Na quarta(22), a feira acontecerá das 7h às 17h, e na quinta-feira (23), das 7h às 13h.

Pindobal, Ponto do Beiju, Piriri, Conceição, Estevão, Cachoeira, Buri, Cangula, Rio Branco, Sauípe, Catuzinho, Olhos d’água, Calu, Quinzambu, Vila São João e Papagaio são algumas das comunidades representadas na feira. Estão sendo comercializados desde frutas e hortaliças até mel e seus derivados. Estes últimos podem ser encontrados no stand de Maria de Lourdes, da comunidade de Sauípe. Ela se dedica há 20 anos à apicultura, além de produzir aipim , couve, laranja e maracujá orgânicos.

“O maior gargalo da gente são os produtos oriundos das abelhas e essa feira é um grande impulso para a Agricultura Familiar”, disse a apicultora, criadora dos tipos Uruçu, Italiana e Jataí. Ela também comentou que a “abelha é o inseto que não pode faltar no mundo, pois é responsável pela polinização das plantas”.

De acordo com o secretário de Agricultura George Caboré, uma das prioridades da Feira da Agricultura Familiar é promover o escoamento dos produtos sem a necessidade de atravessadores “Quando se tem o produto, mas não se tem a quem vender, o agricultor acaba se sujeitando a entregar sua produção por um preço muito abaixo do que vale”. Ele também ressaltou que a feira permite ao consumidor “comprar produtos de qualidade, orgânicos, por um preço muito mais acessível”.

Para a vereadora Juci Cardoso, que foi conferir a feira de perto, “a SEMAG tem tratado o desenvolvimento rural sustentável com responsabilidade. Para além de proporcionar o escoamento da produção, garante a visibilidade para a rica cadeia produtiva que o nosso município tem no campo”. Ela ressaltou que “na condição de legisladora, toda vez que a Prefeitura acerta a gente está aqui para elogiar”.

Quem também fez questão de reconhecer o trabalho da gestão foi o vereador Luciano Almeida. “Na condição de vereador de oposição estou aqui para validar esse trabalho que o secretário de Agricultura tem feito na cidade, com o fortalecimento da Agricultura Familiar, dando visibilidade e centralizando a produção com essa feira”.

Ainda marcaram presença na 2ª Feira da Agricultura Familiar, o prefeito Joaquim Neto, a secretária de Cultura Iraci Gama, o vereador Osmário Carneiro, o coordenador da SETAF/ Bahiater/SDR Joel da Silva, os coordenadores da Agricultura Familiar da SEMAG, Dona Cristiana e Jean Ferraz, o Comandante da Guarda Civil Municipal Salvador dos Santos e presidentes de Associações das Comunidades Rurais.

Foto: Roberto Fonseca/Secom-PMA
Foto: Roberto Fonseca/Secom-PMA
Foto: Roberto Fonseca/Secom-PMA
Foto: Roberto Fonseca/Secom-PMA
Siga nosso Canal no WhatsApp, e fique atualizado com as principais notícias do dia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LEIA MAIS…

MAIS LIDAS

CONFIRA AS 10 +