Encerrando a “Campanha não se Cale!”, dentro do Agosto Lilás da Prefeitura Municipal de Alagoinhas, aconteceu, nesta quarta-feira (31), o Adesivaço da Rede de Proteção à Mulher, ação realizada pela Secretaria de Assistência Social (SEMAS), com a participação de Técnicos do CRAM; da Coordenadora da Patrulha Maria da Penha, Bárbara Janaína, e da GCM Carvalho, e o Departamento de Polícia Técnica (DPT), representado pela Papislocopista Clarissa Gomes.
Segundo o secretário da pasta Rui Costa Brito, “foi mais um momento de esclarecimento e conscientização da sociedade, fechando uma agenda intensa que permeiou todo o mês de agosto, sensibilizando e envolvendo a sociedade no combate à violência de gênero”. O movimento aconteceu no comércio do bairro de Santa Terezinha, localidade escolhida pelo elevado índice de violência.
“Estamos levando informações a mulheres que estão em situação de desproteção, necessitando de ações que possam alcançá-las”, explicou a coordenadora Jamile Oliveira, que destacou a participação do Conselho de Mulheres e da Patrulha Maria da Penha na construção da agenda da Campanha.
A “Campanha Não Se Cale!” buscou alcançar um público diverso, disseminando informações relevantes a um significativo número de pessoas, na zona urbana e rural. “A agenda possibilitou, além de celebrar os 16 anos da Lei Maria da Penha, a divulgação da Rede de Proteção à Mulher do município, qualificação profissional envolvendo acadêmicos da UNIRB e atores da rede local, com orientações para identificação das diversas formas de violência contra a mulher, além de apresentar informações de como denunciar casos de violência domestica”,condensou Jamile.
Os equipamentos da Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, assim como as Unidades Básicas de Saúde do Município, Maternidade, equipamentos do SUAS, Caps e Policlínica Municipal receberão os adesivos da “Campanha Não se Cale!”, proposta que efetiva a Lei Municipal de n° 2.552/ 2021, de autoria da vereadora Juci Cardoso.