As obras do Hospital-Maternidade avançam em ritmo acelerado e já alcançam mais 45% de execução. A unidade, localizada no bairro Alagoinhas Velha, próximo à Rodoviária, conta com um moderno projeto arquitetônico, e vai proporcionar um impacto significativo na melhoria do atendimento a mulheres e crianças de Alagoinhas e de mais 18 municípios da região.
Marco histórico de Alagoinhas, como o primeiro hospital público municipal da cidade, o projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) prevê a edificação de uma maternidade completa para procedimentos de média e alta complexidade, contendo espaços para Centro de Parto Normal, Internação Obstétrica, Unidade Neonatal- UCINCo/UCINCa, Agência Transfusional, Centro Cirúrgico, Ambulatório de Urgência e Diagnóstico, CME, Nutrição, Farmácia, Administração e Infraestrutura, e apoio logístico. No terreno será implantado, ainda, serviço de lavanderia terceirizado, pavimento subsolo, acesso e estrutura para circulação principal.
Em andamento estão serviços de draywall, instalações elétricas, hidráulicas, implantação do sistema de combate a incêndio e execução de piso. O trabalho está sendo executado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (SECIN), e o valor do contrato da obra é na casa dos 13 milhões de reais, viabilizados por emenda impositiva do senador Otto Alencar, e R$ 2.965.995,30 de recursos próprios da Prefeitura.