Banner Prefeitura

Semana municipal de prevenção e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes começa na próxima segunda (16)

Redação

O tema do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes é sempre urgente, dada a gravidade de tais situações para a dignidade humana. Para colocar a boca no trombone e expor à sociedade o problema, a fim de combatê-lo, a Semana Municipal de Prevenção e Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes inicia suas ações com a entrevista “Falando e Fazendo Bonito”, no programa matinal Digital News, às 8h, com técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social Edvan Souza, Coordenador do Sistema de Proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente;

Leidiany Rocha, Coordenadora de Proteção Social Especial; e Felipe Gabriel Araújo Silva, Coordenador do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social)

Ainda na segunda-feira (16), será realizada a Oficina de Proteção: Ensinando Proteção Contra a Violência Sexual na Infância e Adolescência. A atividade será realizada durante por técnicos do CREAS, durante a Sala de Espera, no turno da manhã, na Secretaria de Saúde (SESAU) e na policlínica municipal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já nas Unidades PSF/UBS, o tema da Sala de Espera será Prevenção e combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Na terça-feira (17), a Oficina “Tenho o DIREITO a dizer NÃO!”: protegendo Adolescentes do Abuso e Exploração Sexual será feita na Escola Estadual Magalhães Neto (às 8h), no CETEP (às 8h), no Colégio Miguel Santos Fontes (às 13h30) e Colégio Estadual Maria José Basto (às 13h30).

No terceiro dia (18), a casa do povo será palco do III Seminário de Prevenção e Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que começa às 8h, com uma Mesa Solene formada com representantes da SEMAS do Poder Judiciário e do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente CMDCA).

No Hall de Entrada da Câmara Municipal de Vereadores Técnicos do CREAS farão uma Exposição Temática abordando o que é o CREAS e a Rede de Proteção; qual o papel do Conselho no combate à exploração sexual. Também haverá apresentação cultural no espaço.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na manhã do penúltimo dia da Semana, 19 de Maio, a Central de Abastecimento e praças dos distritos de Boa União e Riacho da Guia receberá o Rolê de Prevenção e Proteção: Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Por meio da exposição de frases de efeito, a ação pretende chamar a atenção da população para se juntar à luta por essa causa.

Na sexta-feira (20), fechando a programação, a rede de proteção construirá jardins em alusão à Campanha Nacional Faça Bonito, que atua em todo os país, no front de combate, para garantir os direitos das crianças e dos adolescentes. Estão programados para participar da ação as unidades dos CRAS, CREAS, SEMAS, CIAS (Centro Integrado de Assistência Social), Unidade Descentralizada do Cadastro Único, Pastoral do Menor de Alagoinhas- BA, Colegiado I e II – Conselho Tutelar, SEDUC, SESAU, SEMAG, 1a Vara da Infância e Juventude, Ministério Público, Defensoria Pública, 4o Batalhão da Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal de Alagoinhas-BA.

“Vamos “fazer bonito!”, anunciou o Secretário de Assistência Social Rui Costa Brito. “Precisamos proteger e promover direitos e vida plena a todas as crianças e adolescentes, esse é o papel da gestão Joaquim Neto, que sempre cuidou do Social, como uma das prioridades do governo”.


O APO está no Telegram. Faça parte do nosso grupo, clique aqui.