Banner Prefeitura

Secretário de Agricultura de Alagoinhas coordena grupo nacional de combate a pragas da citricultura

SEMAG/Divulgação
SEMAG/Divulgação

O secretário municipal de Agricultura de Alagoinhas, Geraldo Almeida, que também é secretário executivo da Câmara de Citricultura do Estado da Bahia, irá coordenar um grupo de trabalho nacional do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que tem por objetivo estudar medidas contra Greening ou HLB e outras pragas que atingem esta lavoura.

A informação foi divulgada nesta quinta-feira (12), durante reunião da Câmara de Citricultura realizada no Centro Administrativo Municipal de Alagoinhas. O evento contou com a participação de representantes da Secretaria Estadual da Agricultura (SEAGRI), da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), da Agência de Defesa Agropecuária do Estado da Bahia (ADAB), da COOPEALNOR e da CEALNOR.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Nosso objetivo é proteger essa importante cadeia produtiva do nosso estado e apoiar, principalmente, os citricultores familiares de forma a prepará-los técnica e materialmente para controlarem o avanço das pragas já estabelecidas”, explicou Geraldo Almeida.

Pesquisadora da ADAB, Suely Brito fez uma minuciosa exposição das ações daquele órgão no sentido de mitigar os riscos da introdução da HLB no estado e apresentou sugestões de como os órgãos federais, estaduais e as organizações dos produtores poderão desenvolver um trabalho integrado junto aos pequenos citricultores.

As propostas apresentadas durante a reunião em Alagoinhas serão enviadas para os demais membros do Grupo de Trabalho, que se encontram nos estados do Paraná e de São Paulo, para que eles acrescentem propostas ao documento base. O documento definitivo será apresentado ao plenário da Câmara da Citricultura do MAPA, que ocorrerá em Brasília, na segunda quinzena de fevereiro.


O APO está no Telegram. Faça parte do nosso grupo, clique aqui.