Banner Prefeitura

Riacho da Guia: Escola Municipal Dr. Jairo Azi é reinaugurada

Também foi realizado o lançamento de um pacote de obras da prefeitura para a comunidade

Foto: Roberto Fonseca

Em uma noite de grande celebração, na segunda-feira, dia 1º de agosto de 2022, a prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SEDUC), reinaugurou a Escola Municipal Dr. Jairo Azi, em Riacho da Guia.

A unidade escolar foi entregue completamente requalificada, restando, da antiga estrutura, pouco mais do que as paredes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na ocasião, a gestão Joaquim Neto também anunciou um pacote de obras para o distrito, que inclui a requalificação da Praça de Conceição, a duplicação da Ponte do Riacho da Guia, reforma da Unidade de Saúde, pavimentações diversas, dentre outras.

Na reforma histórica – uma vez que a escola nunca havia tido uma grande intervenção, em mais de 40 anos de funcionamento – foram investidos, com recursos próprios, mais de um milhão de reais (R$ 1.350.000,00). “Desde o piso de alta resistência até a troca do telhado, janelas em blindex, grades, toda a parte elétrica e hidráulica revisada, foi feita uma reforma ao gosto da gestão escolar”, salientou o secretário Gustavo Carmo.

“Aqui não tem 1 real do Fundef, dos precatórios ou de qualquer outra fonte. Tudo foi feito com recursos próprios, pela Fonte 01, porque é um compromisso do prefeito o investimento em Educação”. O secretário da pasta declarou que, em toda a rede municipal de ensino, está sendo feita a substituição de mobiliários e destacou a implantação de um laboratório de informática na unidade escolar reinaugurada em Riacho da Guia, “com 15 computadores novos”.

Gustavo Carmo também abordou a instalação de uma Giroteca na Jairo Azi , “um equipamento maravilhoso! São 2.000 livros físicos, 2.000 livros digitais, 40 tablets, mais computadores” e ressaltou a importância de investimentos tecnológicos para a qualidade do ensino. “É um equívoco achar que não se deve fazer esse tipo de investimento na Educação pública. Vamos fazer inclusão digital, vamos trazer robótica para a escola, vamos sim, esse é o desejo do prefeito e o que está planejado na Secretaria da Educação!”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O secretário da Educação lembrou que já está instalado o leitor facial na Escola Municipal Dr. Jairo Azi. O equipamento fará a identificação dos estudantes que adentrarem a escola, enviando, automaticamente, uma mensagem aos pais. O recurso, que operará em toda a rede de ensino, também irá auxiliar na mensuração da merenda escolar diária, na otimização do tempo do professor e na identificação, pela SEDUC, de alunos faltosos, a fim de sanar o problema da evasão escolar.

Pacote de obras para Riacho da Guia:

  • Duplicação da ponte;
  • Requalificação da praça de Conceição;
  • Reforma da Unidade de Saúde de Riacho da Guia;
  • Recapeamento da Rua Manoel Luiz de Carvalho;
  • Pavimentação da Rua dos Borges;
  • Pavimentação da Estrada do Quizambu;
  • Ampliação do Sistema de Abastecimento de Água da Gamaleira;
  • Operação de limpeza dos rios e córregos;
  • Intervenções de Pavimentação no Km 12 (Rua Nova), Km 18, Km 19, Encantado, Sucupira e Tombador (Cuca e Igreja);
  • Pavimentação e esgotamento sanitário da Rua Magnólia Guerra.

O APO está no Telegram. Faça parte do nosso grupo, clique aqui.