Alagoinhas: Oficinas de Geração de Renda promovem autonomia e retorno financeiro para os participantes

Redação

A Oficina tem carga horária de 20h, com a certificação dos participantes e entrega dos produtos confeccionados.

Foto: Roberto Fonseca / Secom-PMA

Está chegando ao fim, mais uma Oficina de Geração De Renda promovida pela Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria de Assistência Social (SEMAS). Após passar pelo Centro Integrado de Assistência Social (CIAS) e pelos CRAS de Boa União, Riacho da Guia e Nova Brasília, chegou a vez dos inscritos no CRAS Praça do CEU aprenderem a produzir Bolsas e Nécessaires.

A Oficina tem carga horária de 20h, com a certificação dos participantes e entrega dos produtos confeccionados. De acordo com a instrutora Carla Ribeiro, as bolsas e nécessaires podem ser feitas com qualquer tipo de material e costuradas à mão. Os alunos aprendem desde a escolha do melhor material para produção, até a tiragem do molde e o fechamento dos produtos confeccionados. “Com 1 metro de tecido consegue-se fazer até 15 nécessaires, obtendo-se um excelente retorno financeiro, já que cada peça pode ser vendida de 10 a 15 reais”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autônoma, Ednelma Costa, mora Santa Terezinha e tem 45 anos. Ela disse que nunca havia trabalhado com costura, mas estava animada com a possibilidade de fabricação das bolsas e nécessaires. “Vai dar certo! Estou no curso pra aprender. Tudo o que aprendemos é útil na vida da gente”. Ela atua como vendedora informal de comésticos. “Já posso vender a nécessaire junto para as clientes colocarem a maquiagem”.

Só este ano, a SEMAS já ofereceu, por meio do Programa Qualifica Alagoinhas, oficinas de fabricação de pizza, velas e aromatizantes, ovos de Páscoa, óleos essenciais e sabonetes medicinais, panificação caseira, laços para cabelos, tranças e cozinha trivial – comidas típicas junina. “Mais de mil e quinhentas pessoas já passaram por tais capacitações e agora possuem uma nova fonte de renda, o que significa maior dignidade e autonomia. Esse é o papel da SEMAS e uma das missões do governo Joaquim Neto”, declarou o secretário da parta Rui Costa Brito.

Foto: Roberto Fonseca
Foto: Roberto Fonseca

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Foto: Roberto Fonseca
Foto: Roberto Fonseca

O APO está no Telegram. Faça parte do nosso grupo, clique aqui.