Banner Prefeitura

Alagoinhas: Simpósio destaca abordagens e tratamentos de Hepatites Virais no município

Redação

Foto: Roberto Fonseca/ SECOM

Fazendo parte das ações relacionadas ao Julho Amarelo, aconteceu na última quinta-feira (28), Dia Mundial de Combate as Hepatites Virais, o Simpósio de Hepatites Virais de Alagoinhas – SIHEPA para todos os profissionais de saúde da rede pública, no auditório da Faculdade Estácio de Alagoinhas.

A iniciativa conjunta do Curso de Medicina (Faculdade Estácio de Alagoinhas – IDOMED), Secretaria Municipal da Saúde de Alagoinhas (SESAU) e Sociedade de Gastroenterologia da Bahia (SGB) teve por objetivo fomentar a discussão sobre as hepatites virais na Macrorregião de Saúde, lançar bases para criação do núcleo de atenção e prevenção as hepatites virais no município, além de prover atualização sobre o tema.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para a organizadora do evento, Michelli Campos coordenadora SAE/CTA do município, é necessário explanar sobre o serviço de referência disponibilizado pelo município. “Durante o simpósio falamos sobre o serviço que Alagoinhas oferta para a população relacionado a assistência de hepatites, já que atendemos toda a Macro e Microrregional de Saúde. Destacamos os cuidados, a importância do diagnostico precoce, da imunização e do tratamento. Destacamos também que podemos controlar a epidemia, para isso os profissionais de saúde devem estar atentos a abordagens de como é a progressão da doença, como tratar, como interpretar os exames”, explicou a sanitarista sobre a rede que atende toda a Macro e Microrregião de Saúde.

A secretária de Saúde, Laína Passos, que também se fez presente no evento, destacou a importância do trabalho que vem sendo feito pela SESAU. “Eu gostaria de externar sobre a nossa alegria em realizarmos mais um evento destacando a necessidade de falar sobre hepatites virais. A SESAU vem promovendo uma série de ações e serviços para que continuemos a protagonizar o serviço na região, como deve um município polo de Micro e Macrorregiões. Eu tenho orgulho em falar que temos nos dedicado para melhorar, cada vez mais, na Saúde de Alagoinhas”, comentou a gestora.

Cerca de 150 profissionais da Atenção Básica do município de Alagoinhas, entre eles médicos, enfermeiros e dentistas; profissionais do Hospital Dantas Bião; internos de medicina da Faculdade Estácio; profissionais das Policlínicas: Municipal e Regional, assim com os médicos, enfermeiros e dentistas da Maternidade; participaram da formação.

O evento ainda contou com a presença do professor João Eduardo Pereira, coordenador do Curso de Medicina Presidente do SIHEPA 2022; Ernani Benicá Cardoso diretor Geral da Faculdade Estácio de Alagoinhas; e o prof. Dr. André Lyra, presidente da Sociedade de Gastroenterologia da Bahia.


O APO está no Telegram. Faça parte do nosso grupo, clique aqui.