
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) desempenhou um papel crucial na Operação Eleições 2024, trabalhando em parceria com as forças de segurança estaduais e federais e instituições ligadas à Justiça Eleitoral. A operação, que teve início no sábado (5) e terminou às 23h59 de domingo (6), focou em garantir o trânsito seguro nas rodovias federais da Bahia, conforme determinação do Ministério da Justiça e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A portaria assinada pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, e pela presidente do TSE, ministra Carmen Lúcia, em 19 de setembro, determinou a livre circulação de veículos durante os dias de votação, permitindo abordagens somente em flagrantes de crimes ou infrações de trânsito.
Na Bahia, a PRF registrou 23 ocorrências, concentradas nas BRs 116 e 324. Dos nove acidentes graves, a maioria ocorreu nas BRs 101 e 242. Apesar das ocorrências, o domingo de votação não registrou óbitos. Um dos incidentes mais notáveis foi o tombamento de um caminhão na BR-116, em Antônio Cardoso, que causou uma interdição parcial da via, mas foi resolvido rapidamente.
Além da segurança viária, a PRF recuperou três veículos adulterados, demonstrando seu compromisso com a segurança e o combate ao crime durante o processo eleitoral. A operação contribuiu para a tranquilidade e segurança das eleições no estado.
*Com informações da PRF
