A Bahia enfrenta um preocupante surto de botulismo, com seis casos confirmados pela Vigilância Epidemiológica do Estado nesta quarta-feira (25). De acordo com os dados mais recentes, três pacientes permanecem internados em unidades hospitalares, um já recebeu alta médica, enquanto dois, infelizmente, não resistiram e vieram a óbito. Os casos foram registrados nos municípios de Salvador, Campo Formoso, Senhor do Bonfim e Cícero Dantas. A principal suspeita é a contaminação por mortadela de frango.
A coordenadora de Doenças e Agravos Transmissíveis da Sesab, Eleuzina Falcão, detalhou as medidas adotadas pela secretaria para conter o avanço do botulismo.
“O botulismo é uma doença grave e rara, causada por uma toxina potente produzida por uma bactéria. É fundamental que a população esteja atenta aos sintomas, que incluem paralisia, visão turva, dificuldade para falar e outros problemas neurológicos”, alertou a coordenadora.
Eleuzina Falcão reforçou a importância de tomar cuidados com o consumo de alimentos industrializados. “Verifique sempre a data de validade, a integridade da embalagem e a presença do selo de qualidade. Se a lata estiver estufada ou o vidro embaçado, descarte o produto imediatamente. Além disso, é recomendado ferver alimentos industrializados por pelo menos 10 minutos antes do consumo”, orientou.
